Identidade Visual
Um conjunto sucesso de uma organização esta diretamente ligado a forma como suas ideias e conceitos são transmitidos aos clientes. Esta comunicação deve ser explorada principalmente na identidade visual e o empreendedor deve compreender sua importância para o êxito do empreendimento que está nascendo ou necessita de reformulação em sua imagem. Com tanta informação circulando nos meios de comunicação, a identidade visual e corporativa faz toda a diferença para a empresa além de fazer com que você se destaque em meio a tanta concorrência, agregando mais profissionalismo ao seu negócio. Para uma nova organização, depois do planejamento inicial, esse é o passo mais importante que o gestor deve tomar, pois tudo em termos de comunicação se originará a partir do modelo de Identidade Visual adotado. Por tudo isso faça a coisa certa e no momento certo e evite ”economias” nesse quesito pois no futuro a conta pode vir muito, muito maior.
1. Diferença entre logo, logotipo, marca, logomarca e slogan
1.1 Logo e Logotipo
Em grego, “logos” significa conceito, significado. Já “typos” significa símbolo ou figura. Assim, logotipo significa símbolo visível de um conceito. Exemplo: se um cliente nos entrega um conceito a ser trabalhado, esse é o logo. A partir desse conceito, criamos um símbolo gráfico, que é o tipo. Ambas as palavras têm o mesmo significado. Logotipo é uma forma alternativa da palavra logo. Um logotipo é composto pelo símbolo e pela tipografia, que juntos formam o logotipo em si. Explicando de forma mais simples, logotipo é a representação gráfica do nome fantasia de uma empresa em que só são utilizados o símbolo e a tipografia (letras). É um produto gráfico resultante do design e também pode ser definido como a imagem da marca. É a forma de representação do nome de uma empresa com um tipo de letra característico. O logotipo pode ser registrado através do registro de marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. O nome registro de marca gera uma pequena confusão porque na verdade o logotipo é que é registrado e não a marca.
1.2 Marca
Já a marca é representada graficamente pela logo e pela identidade visual. Compreende o símbolo, o logotipo, as emoções e as cores. É o elemento principal da identidade visual da empresa, é através dela que a empresa será identificada em qualquer lugar, independente do conceito gráfico em que está inserida. De um ponto de vista geral, a marca pode ser conceituada como a conexão entre uma empresa, sua missão, valores, visão e consumidores. Segundo o autor e professor Philip Kotler, conhecido como o “pai do Marketing moderno”, a marca tem até 6 níveis de significados, que são: benefícios, atributos, valores, personalidade, cultura e usuário.
1.3 Slogan
Slogan publicitário é uma curta mensagem usada em publicidade como uma identificação de fácil memorização agregando a um produto ou serviço. A palavra inglesa slogan provem da palavra slogorn, uma corruptela da expressão slaugh-ghairn da língua gaélica escocesa e língua irlandesa que era usada como grito usado nos antigos clãs para inspirar os seus membro a lutarem pela preservação do grupo, adequa-se à guerra existente no mercado e na disputa pelo consumidor.
1.4 Logomarca
É uma palavra inexistente no vocabulário dos profissionais do mercado publicitário, contudo ainda utilizada por clientes que a confundem com a palavra logotipo. Muitos a consideram um neologismo, ou seja, uma palavra que foi inventada para a representação de uma nova forma de logotipo. O termo é formado pela união de duas palavras: logo + marca. “Logos” vem do grego e significa significado, conceito. Marca origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo.” Sendo assim, logomarca significaria “significado + significado”, o que não faz sentido.