Manual da Marca

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Manual da Marca

Manual de Identidade Corporativa, ou simplesmente Manual da Marca é um documento  onde é detalhado todas as regras para a utilização do logotipo da empresa, informando as cores, medidas e disposição correta para que terceiros ao utilizarem esse logotipo o façam conforme ele foi idealizado originalmente na Identidade Visual. Isso evita a despadronização da marca da empresa nos diversos locais onde ela será divulgada. Imagine uma entidade do governo como o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que está presente em vários estados da federação onde seu logotipo é aplicado em automóveis, eventos, fardamentos, outdoors, entre outros. Se não houvesse um manual da marca detalhado, em cada cidade a imagem e característica do logotipo seria utilizada de uma forma distinta, criando um verdadeiro caos na imagem da entidade.

Samu

Download do Manual da Marca do SAMU

Manual da Marca serve para:

1. Padronizar a marca: O documento define como ela deve ser aplicada e a variações oficiais possíveis. 

2. Assegurar suas características em diferentes formatos: Mesmo que tenha de sofrer mudanças, a marca deve manter sua essência. Formatos distintos possuem condições, potencialidades e limitações distintas e o manual vai considerar tudo isso para preservar a correta comunicação.

3. Proporcionar mais agilidade nas aplicações: Com as diretrizes do que pode e não pode ser feito com a marca, a preparação de sua aplicação nas mais variadas mídias se torna mais objetiva e, consequentemente, mais rápida.

4. Evitar surpresas: Por conter a descrição de cada elemento e adaptação visual, o documento minimiza sensivelmente as possibilidades de erro no tratamento da marca.

5. Promover economia: Evitando os erros e a perda de tempo com relação às aplicações, o manual propicia um trabalho mais assertivo, que, naturalmente, resulta em menos na economia de gastos.

6. Ter uma marca profissional: Simplesmente possuir um logotipo não basta. Para que a empresa se posicione com solidez, sua marca deve encantar e transmitir credibilidade, o que obviamente não se consegue com logos distorcidos ou cores que fogem da identidade criada originalmente.