Mensurar os resultados
Um dos maiores desafios das em s é conseguir visualizar os resultados das suas estratégias de marketing digital. Saber quais métricas devem ser mensuradas é uma grande dificuldade para muitas delas, uma vez que, geralmente, não possuem um planejamento bem elaborado em mãos. No entanto, algumas dessas métricas são fundamentais para a maioria das empresas, pois apresentam resultados mais concretos (geralmente focados em valores de investimento). Veja quais são elas e comece agora a mensurar sua estratégia!
Cálculo de ROI
Uma das métricas mais importantes nas estratégias de marketing digital é o ROI (Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento). O cálculo de ROI é utilizado para mensurar o quanto de rendimento determinada campanha resultou para a empresa. Ele pode ser calculado da seguinte forma:
ROI = ganho obtido – quantia gasta com o investimento
Para garantir o sucesso desse cálculo, é preciso somar todas as vendas e caixa conquistados com a estratégia e subtrair o valor gasto com as ações de marketing digital.
Taxa de conversão
Existem diversos tipos de taxas de conversão: cliques, acessos, vendas, etc. É fundamental que essa métrica seja medida para que a empresa tenha em mente a quantidade de vendas, por exemplo, que obteve com uma determinada estratégia de marketing digital. Com essa taxa, é possível encontrar as falhas e acertos em todo o processo de compra e, a partir daí, desenvolver ações capazes de resolver esses problemas e aumentar os valores dessa taxa.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição (bounce rate) permite medir a porcentagem de usuários que abandonaram seu site ou blog assim que acessaram, ou seja, logo na primeira página. A importância de ter essa métrica em mãos é que, quando esse número está alto, pode significar uma usabilidade mal elaborada em seu site ou e-commerce, problemas na disposição do conteúdo, layout pouco intuitivo, dentre outras coisas. Com todas essas informações em mãos é possível elaborar um plano de ação que permita resolver todas essas deficiências. Assim, você pode diminuir essa taxa, aumentando o tempo de permanência no seu site e transformando os seus visitantes em potenciais conversões.
CAC (custo de aquisição de clientes)
Nessa métrica é possível calcular o valor de cada novo cliente gerado pela sua estratégia de marketing digital. O valor, nesse caso, é calculado dividindo o investimento pelo número de vendas feitas. Essa métrica é importante para saber quanto cada um dos clientes conquistados custou para a empresa. Caso os números sejam muito altos, é hora de rever as estratégias e ter em mente quanto tempo você precisa mantê-los como clientes para “pagar” seu valor para a empresa.
Quando esse valor é baixo, significa que suas estratégias de marketing estão mais eficientes, trazendo clientes novos a um baixo custo — e isso é um sucesso. Essas são algumas das métricas mais importantes para empresas, uma vez que trabalham valores reais da sua estratégia de marketing. Quando pensamos em mensuração de resultados, muitas vezes nos prendemos à métricas que não são tão importantes para os objetivos da empresa, mas o primordial, em todo planejamento estratégico de marketing digital é ter KPIs (indicadores chave de performance) bem definidos para saber exatamente o que precisa ser medido. Quais são os objetivos da sua empresa? Quais são as métricas que podem representar esse sucesso? Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe um comentário aqui ou entre em contato conosco!
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