A sinalização corporativa proporciona organização e segurança ao seu local de trabalho. Identifica diversos lugares, deixando-os personalizados e facilitando a rotina de cada pessoa ligada à organização. Por meio dela, uma empresa pode indicar promoções, localização de produtos e serviços, facilitar o acesso e o fluxo de funcionários e clientes e até mesmo criar um ambiente atraente esteticamente. A sinalização de uma empresa deve seguir os moldes já estabelecidos na identidade visual para haver um alinhamento entre eles e jamais essa regra deve ser violada. A Universe Propaganda realiza toda a confecção da arte e acompanha a produção (acompanhamento gráfico) e aplicação no local, quando for o caso.
1. Tipos de Sinalização
1.1 Sinalização de Segurança – Placas indicando perigo (como piso molhado, por exemplo), saídas de emergência, extintores de incêndio e interdição de corredores durante uma reposição de estoque. É essencial incluir esses itens no estabelecimento, pois, dessa forma, é possível proteger e alertar as pessoas que circulam pelo local.
1.2 Sinalização Arquitetônica –Esse item inclui sinais que têm o objetivo de informar e guiar os clientes e funcionários. Podem ser utilizadas para indicar preços, além de acessos a locais como banheiros, provadores, elevadores, escadas e caixas. Essa comunicação visual também informa locais de acesso restrito, diretoria, indicação da direção de uma fila, entre outros.
1.3 Sinalização Promocional –Utilizada para divulgar produtos e serviços. Exemplos: placas, displays, banners, cartazes e adesivos podem instigar o olhar do público-alvo e incentivar uma visita ao estabelecimento ou até mesmo a uma compra. Wobblers também fazem parte desse merchandising pois geralmente são colocados na frente das prateleiras (lojas, supermercados e farmácias) para chamar a atenção do consumidor para determinado produto.
1.4 Sinalização Veicular –Como o próprio nome já diz, é a comunicação em forma de adesivos nos veículos utilitários de uma empresa. Podem ser aplicados adesivos na totalidade do veículo ou somente em partes dele. Simulações da arte antes da entrega são vitais para o cliente já ter uma ideia do resultado final antes da realização dos trabalhos em uma determinada frota.